Salmos 75
Cronos x Kairós

Postado por Pedro B. silva em Segunda 19 03-2018 23:43
  • 23 views

1 Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois perto está o teu nome; todos falam dos teus feitos maravilhosos.

2 Tu dizes: Eu determino o tempo em que julgarei com justiça.

3 Quando treme a terra com todos os seus habitantes, sou eu que mantenho firmes as suas colunas. Pausa

4 Aos arrogantes digo: Parem de vangloriar-se! E aos ímpios: Não se rebelem! [127]

5 Não se rebelem contra os céus; não falem com insolência.

6 Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação.

7 É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta.

8 Na mão do Senhor está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; ele o derrama, e todos os ímpios da terra o bebem até a última gota.

9 Quanto a mim, para sempre anunciarei essas coisas; cantarei louvores ao Deus de Jacó.

10 Destruirei o poder[128] de todos os ímpios, mas o poder dos justos aumentará.

Cronos x Kairós

 

Este salmos trata da questão do tempo e precisamos levar em consideração em qual tempo devemos agir, se no Cronos ou no Kairós.

 

Tempo kairós: têm a ideia do tempo de Deus, momento certo, hora oportuna.

Tempo Cronos: tem a ideia de tempo humano, as ações são baseadas no já, no agora sem levar em consideração no momento certo.

 

Na maioria das vezes fazemos escolhas baseadas no Cronos, falamos fora de hora, Pv 18:13: "Responder antes de ouvir...", Ec 5.2 diz: “que sua boca não se precipite” e não são poucas as vezes que não esperamos o tempo certo para falar e agir. O rei Saul sacrificou, fazendo uma função que não era dele, preocupado com o tempo Cronos e perdeu o trono, ele deveria espera pelo o profeta, mas agiu fora do tempo 1Sm 13.8-13. O salmista fala no v2: "Pois disseste: “Quando chegar o tempo determinado, ...", Eclesiastes diz que há um tempo determinado para tudo debaixo do sol, é esse tempo que precisamos levar em consideração, o tempo kairós.

Paulo escrevendo aos gálatas faz referência a esse tempo: Gl 4:4: "vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,", andar no tempo de Deus, espera o tempo de Deus sempre será a melhor opção,  se tem algo que precisamos aprender é espera o tempo kairós. Mc 1.15 diz: “o tempo está cumprido...” Rm 5.6 diz: “Cristo morreu a Seu tempo”, é importante aprendermos o tempo de Deus, Jesus sabia deste tempo quando disse: Jo 2:4: "...Ainda não é chegada a minha hora." Em Jo 7:6: "Então Jesus lhes disse: — O meu tempo ainda não chegou, ..." é muito importante esperar o tempo certo, o tempo de Deus, o kairós, com certeza se estivéssemos vivendo no tempo de Deus, evitaríamos muitos problemas em nossas vidas. Jesus sabia quando não era kairós e quando era kairós Jo 12:23: "Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem."

 

Tenha um ótimo dia na paz de Cristo. Qual tempo é prioridade em nossa vida o tempo Cronos ou o kairós? Qual deles temos agido e reagidos? Se estivermos agindo no Cronos provavelmente estamos agindo fora da vontade de Deus, se nossas preocupações se limita ao Cronos, provavelmente estamos fora da vontade de Deus. Precisamos aprender o kairós, pois só no tempo de Deus podemos de fato fazer a vontade do SENHOR.

Ef 5:16: "aproveitando ao máximo cada oportunidade, ..." (NVI)

 

Diácono Luiz Carlos

Notícias Recomendadas

Salmos 87

1 O Senhor edificou sua cidade sobre o monte santo; 2 ele ama as portas de Sião mais...

Salmos 86

1 Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado. 2 Guarda a minha...

Salmos 83

1 Ó Deus, não te emudeças; não fiques em silêncio nem te detenhas, ó Deus. 2 Vê como...

Faça um comentário