Salmos 12
Escondesse por trás das palavras

Postado por Lucas Oliveira em Domingo 28 01-2018 07:08
  • 11 views

1-Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
3-O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
4-Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós?
5-Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
6-As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.
7-Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre.
8-Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.
Salmos 12:1-8

 
Hipocrisia, falsidade, fingimento, dissimulação são sinônimo de pessoas que querem tira proveito das situações, visando o próprio ego.

Disse o grande sábio rei Salomão: “não há nada de novo debaixo do sol”, o tempo passa mudasse os personagens, os cenários, mas o ser humano continua o mesmo. Nos dias de hoje vemos pessoas de belos discursos porem de pouco exemplo. Hipocrisia é a distancia entre o que se fala e o que se vive. Por isso já no inicio deste salmo o rei Davi afirma: “já não há que seja fiel” v1, fidelidade não está apenas relacionado ao próximo, mas também ao que se diz com coerência entre o falar e os fatos, isso também é fidelidade. Quando não há coerência entre os fatos e a fala dá-se lugar a mentira e falsidade, e entra em cena o bajulador que trás consigo o fingimento a dissimulação, criando uma incoerência nas palavras almejando tira proveito das situações. 
Por isso o salmista faz uma comparação entre o homem e Deus, o homem é infiel, bajulador, mentiroso v1 e v2, suas palavras nem sempre trás a verdade. Por outro lado as Palavras do SENHOR são puras v6, diz Rm 3:4 “sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso”  suas palavras são como prata refina. Quando Deus fala a respeito de alguém sua palavra é verdadeira, ele diz a respeito do homem: “seu íntimo é completamente inclinado para o mal, desde o nascimento” Gn 8:21, quando Deus fala, fala do que conhece pois Ele conhece o homem por dentro e por fora. Portanto apesar de vivemos em um mundo cheio hipocrisia, falsidade, fingimento, dissimulação, há um que não muda, que é sempre é verdadeiro, coerente justo, perfeito o nosso SENHOR. Diz em Mq 3.6 “Pois eu, o Senhor, não mudo”, Ele continua sendo fiel, é apesar de viver em mundo assim, o SENHOR nos guardará seguros v7. 
 

Diácono Luís Carlos

Faça um comentário