Recife descentraliza vacinação contra gripe e adota postos volantes a partir desta quinta-feira

Postato por lucas develops em Quinta 25 05-2017 06:58
  • 38 views

A 19ª campanha nacional de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira (26). Para aumentar o índice de imunização, a Secretaria de Saúde do Recife informou que vai descentralizar os serviços e adotará unidades móveis. A partir desta quinta-feira (25), será possível tomar a dose em locais de grande circulação de pessoas.

Os postos volantes vão funcionar das 9h às 16h. Os locais são os seguintes: Terminal Integrado da Macaxeira; Terminal Integrado Tancredo Neves/Imbiribeira; Estação de Metrô do Barro; HiperBompreço da Avenida Recife; Supermercado Extra da Boa Vista; Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte); Mercado de Casa Amarela; HiperBompreço de Casa Forte e Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Além disso, a vacina é aplicada em 172 pontos no Recife. São Unidades de Saúde da Família, policlínicas e Upinhas. Até quarta-feira (24), 222.792 doses tinham sido oferecidas na capital, o que representa 52,57% do público-alvo (189.488 no grupo prioritário).

 

Reforço

 

No fim de semana, também haverá reforço na vacinação durante as ações de saúde da prefeitura. No sábado (27), haverá aplicação das doses na Escola Pintor Lauro Villares, na Roda de Fogo, de 8h às 12h; na Igreja Universal do Reino de Deus do Pina, de 8h às 11h, no Colégio Costa Porto, no Coque, de 8h às 11h, e na Igreja do Convento de São Félix de Cantalice (Capuchinhos), no Pina, também de 8h às 11h. No domingo, a ação será no Marco Zero, no Bairro do Recife, durante o Recife Antigo de Coração, de 8h às 16h.

 

Imunização

 

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). São grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas ( mulheres que tiveram bebê recentemente), maiores de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada fazem parte do grupo prioritário para receber a dose. Professores precisam apresentar documento de identificação profissional para serem imunizados. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica.

 

Influenza

 

Conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e nariz.

Faça um comentário